A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no desejo de aprimorar a qualidade da música litúrgia, e de, ao mesmo tempo, dar o devido valor ao precioso órgão da Sé, construído por Arp Schnitger, está organizando um coro, próprio da Catedral, para acompanhar este instrumento em algumas celebrações litúrgicas ao longo do ano. O coro estará sob a regência da organista da Sé Josineia Godino. O convite está aberto para todos que se interessarem, basta procurar o escritório paroquial e fazer a inscrição até o final de julho. Logo após será marcada uma reunião para definir com os participantes as datas dos ensaios. Participe você também. Venha fazer parte conosco deste trabalho. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone: 35571216.
A Catedral da Sé de Mariana guarda um precioso tesouro musical – um órgão construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por Arp Schnitger, um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal, o órgão chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana.
É um instrumento de grande importância, tanto pela sua antigüidade e comprovada autoria, quanto por ter sido objeto de um amplo trabalho de restauração. Entre os órgãos da manufatura Schnitger que sobreviveram até hoje, esse é um dos exemplares mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa. O instrumento está sendo estudado, a fim de fazer parte do tombamento internacional de órgãos da manufatura Arp Schnitger pela Unesco.