Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Novena de Natal

                                                                          
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, ele recebeu o poder sobre os seus ombros, e lhe foi dado este nome: conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-para-sempre, Príncipe da paz (…)” (Is 9, 5).
É chegado mais um momento de nós revivermos o Natal, momento em que celebramos a vinda do Emanuel, o Deus conosco, e é com este espírito que nós da Equipe do Grupo de Reflexão juntamente com o arcebispo dom Geraldo Lírio Rocha temos a alegria de trazermos para o povo de nossas comunidades mais uma Novena de Natal para que assim eles possam refletir sobre este momento tão singular na vida de nossa Igreja.
Tendo em vista que a Arquidiocese está vivendo e colocando em pratica o PAE (Projeto Arquidiocesano de Evangelização) que se estenderá até 2014, a nossa Novena de Natal de 2011 quer assim neste mesmo espírito ser também guiada pelo projeto. Já é de nosso saber que o PAE neste ano tem como prioridades contemplar os eixos Comunidade e Missão. Sendo assim, a Novena deste ano também estará em sintonia com o Projeto, por isso, ela terá a seguinte temática: COMUNIDADE MISSIONÀRIA. “Não há Igreja sem comunidade sem a participação ativa de seus membros” (Cf. Subsídio para a formação das equipes de trabalhos 2011, p. 19). A comunidade é como se fosse uma grande família onde todos estão em sintonia já dizia Bento XVI e o Documento de Aparecida, a partir do n. 154 nos fala da Igreja como “comunidade de amor” que deve atrair todos a si pelo testemunho.
E assim, a Arquidiocese de Mariana, em sintonia com toda a Igreja, quer fazer de nossas paróquias uma rede de comunidades, comunidade de comunidades. Mas, para que isso aconteça, nossas comunidades devem ser missionárias.
Com o nascimento de Jesus percebemos que ele vem, mas vem para uma comunidade, não vem para uma pessoa, simplesmente por vir. Por isso, a importância de refletirmos sobre a comunidade. É lá que nós nos encontramos também com o menino deitado em uma manjedoura juntamente com seus pais, Maria e José.
Para bem rezarmos esta novena percorreremos o seguinte caminho:
Tema central: “COMUNIDADE MISSIONÀRIA”
1º Encontro: Advento – Preparando o Caminho
2º Encontro: Comunidade – Igreja viva
3º Encontro: Comunidade Acolhedora
4º Encontro: Comunidade Servidora
5º Encontro: Comunidade – Lugar de Encontro
6º Encontro: Comunidade Testemunha
7º Encontro: Comunidade Missionária
8º Encontro: Comunidade Comunhão
9º Encontro: Comunidade – Lugar Onde se Celebra a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário