Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Arquidiocese lança cartilha pastoral sobre os Grupos de Reflexão


Foi realizado no último sábado, dia 8, Encontro pastoral na Comunidade da Filosofia do Seminário São José, em Mariana, com lideranças e agentes vindos das cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana para estudo e aprofundamento de uma cartilha sobre os Grupos de Reflexão, confeccionada para servir de subsídio para as visitas às paróquias em vista da implementação da primeira urgência pastoral votada na última Assembleia Arquidiocesana sobre a “Animação bíblica, à luz dos grupos de reflexão”.
O Encontro contou com a participação de 127 pessoas e teve assessoria dos padres Luiz Cláudio Vieira, José Geraldo de Oliveira, Paulo Nobre e Marcelo Moreira Santiago. O material foi produzido a partir da equipe executiva pro-PAE (Projeto Arquidiocesano de Evangelização), organizado pelo padre José Geraldo. Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, o encontro cumpriu os seus objetivos e foi muito proveitoso no sentido de preparar os agentes para as visitas às paróquias motivando os grupos de reflexão que já existem e despertando para o surgimento de novos grupos.
Ele ainda lembrou que os grupos de reflexão são um lugar privilegiado de acolhimento aos afastados, convivência fraterna, formação e centro irradiador da evangelização; são verdadeiros canteiros onde brotam as sementes da vida de nossas comunidades. Segundo ele, as comunidades paroquiais e as regiões pastorais só têm a ganhar com esse trabalho, tornando nossa Igreja mais avivada na fé e comprometida com a vida, marcada pela corresponsabilidade pastoral e evangelizadora e mais ministerial.
Foram distribuídas 3 mil cartilhas para os regionais. As paróquias, via região pastoral, podem fazer logo novos pedidos para aquisição de mais cartilhas ao valor de R$1.00 (um real) a unidade, já que cada paróquia estará recebendo a média de apenas 20 cartilhas.
Os vigários episcopais, juntamente com os padres forâneos e coordenadores de setores e a secretaria pastoral de cada regional deverão fazer o primeiro contato com as paróquias e organizar o calendário de visitas paroquiais. As visitas deverão acontecer a partir da segunda quinzena de junho até o final de setembro, pois a partir de outubro se realizam as assembleias regionais e elas deverão, entre os temas as serem tratados, fazer a primeira avaliação do encaminhado dado para esta urgência pastoral.
Padre Marcelo ainda lembrou que, em breve, será enviada nova correspondência às paróquias, orientando, com mais detalhes, os passos a serem dados, fazendo votos de que todas as paróquias abram as suas portas a esta iniciativa arquidiocesana, definida em assembleia e confirmada na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário