Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dia dos Pais e Celebração da Vocação Matrimonial


As crianças da catequese e da Infância e Adolescência Missionária se reuniram no dia 11 de agosto, às 16h30min, na catedral para celebrar o dia dos pais, agradecendo a Deus por todos eles, e pela alegria de saber que eles assumem com responsabilidade o compromisso da paternidade.
Também neste dia, se celebrara em intenção de todas as vocações Matrimoniais, esta vocação é o chamado que Deus faz ao homem e a mulher para constituírem uma comunhão geradora de vida. “A família é assim o celeiro das vocações que pelo sacramento do matrimônio, participa da missão educativa da Igreja, que é mestra e mãe. Denominada igreja doméstica, a família oferece as condições favoráveis para o nascimento e o crescimento das vocações. As famílias têm a missão de educar seus filhos e filhas para uma autêntica vida cristã. Ao cultivarem os valores da fé a família abre espaços e tempos para que os filhos possam discernir o chamado de Deus. Na verdade uma autêntica família cristã, testemunha fiel no mundo e comprometida com os ministérios na comunidade, proporciona um confronto sadio entre os ideais e sonhos das crianças, dos adolescentes e jovens com as propostas do Evangelho, as necessidades da Igreja e da humanidade.”
Àqueles que já vivem uma união matrimonial a resposta ao chamado de Deus é diária. É no dia a dia que se renova o sim do altar. É no diálogo familiar e na oração que encontram forças para viver os valores da família cristã. É bom que todos os membros da família se sintam chamados por Deus para realizarem seu plano, que isto não fique somente para a responsabilidade do Pai e da Mãe, ainda que eles sejam os que assumiram esta responsabilidade.
Nosso agradecimento a Deus por todas as famílias, e Parabéns para as famílias das crianças da catequese e da IAM.
Abraços de todos, filhos da Paróquia N. Senhora da Assunção.
Colaborou: Fernanda dos Santos Anselmo e Isabela Misael de Oliveira

(Adolescentes da IAM)










segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Festa de Nossa Senhora da Assunção de Mariana


Teve início nesta sexta-feira, dia 9, a Festa de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da paróquia da Catedral e da Arquidiocese de Mariana. Os momentos de oração tiveram início logo pela manhã com o Ofício das comunidades às 6 horas. Ao longo do dia missas e o repique dos sinos da Catedral Basílica marcam as atividades festivas. Ao longo da semana uma extensa programação foi preparada para os fiéis.
Para o Dia da Padroeira, domingo, 18, Dia de Nossa Senhora da Assunção, com o tema “Somos convidados com Maria, a nos comprometermos com o Projeto de Salvação do Pai”, os momentos celebrativos terão início às 6 horas com o Ofício das comunidades, seguido de missa às 7 horas na Catedral. A partir das 8 horas, concentração na Praça São Pedro e caminhada da família com Maria. A Solene Celebração Eucarística na Catedral Basílica, presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, será realizada às 10 horas, com Bênção Apostólica e Indulgência Plenária. Na ocasião, será aberto o ano comemorativo do tricentenário do início da construção da Sé de Mariana, primeira Catedral de Minas Gerais.
A seguir, confira toda a programação:

FESTA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO“QUEREMOS SER UMA PARÓQUIA PARTICIPATIVA, ACOLHEDORA, ABERTA AO DIÁLOGO, DINÂMICA E MISSIONÁRIA”
ProgramaçãoDia 09 de agosto – sexta-feiraTEMA: “A Celebração Eucarística: Lugar privilegiado do encontro pessoal com Jesus Cristo que nos convida a um comprometimento com a vida de comunidade” (Porta Fidei9).
6 horas – Ofício das comunidades
6h30 – Celebração na Catedral
14 horas – Repique de sinos da Catedral Basílica, anunciando a abertura das festividades.
15 horas – Celebração solene da Novena.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização litúrgica: Comunidades São Vicente e Nossa Senhora de Nazaré.
Convidados: Irmandades de Nossa Senhora das Mercês, do Divino Espírito Santo, do Santíssimo Sacramento, Confraria de Nossa Senhora do Carmo, e Ordem Terceira Franciscana.
Homenagem: Escola Estadual Dom Benevides.
Dia 10 de agosto – sábadoTEMA: “A confissão, nos chama de volta para Deus e nos dá a oportunidade de rompermos com as situações de pecado. Expressar a própria conversão através da confissão é abrir a vida para o perdão salvador de Deus” (Porta Fidei 6b).
6 horas – Oficio das comunidades
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização: Comunidade Santíssima Trindade.
Convidados: Grupos de Reflexão da paróquia, Pastoral da Juventude, crismandos e crismados recentemente.
Homenagem: Escola Estadual Soares Ferreira.
Dia 11 de agosto – domingoTEMA: “Os santos são exemplos iluminadores e ensinam, de forma concreta, como viver a verdadeira vida cristã. Seu testemunho suscita encorajamento e esperança” (Porta Fidei 13).
6 horas – Ofício das comunidades
7 horas – Celebração na Catedral.
10 horas – Celebração na Catedral..
15 horas – Celebração solene da Novena.
16 horas – Celebração Eucarística com a participação de todas as crianças da catequese paroquial e Infância e adolescência Missionária.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização: Comunidade Matriz e Setor pastoral do Catete.
Convidados: Pastorais do Dízimo, Pastoral Vocacional, Pastoral Carcerária e Pastoral do Batismo.
Homenagem: Escola Estadual Dom Silvério.
Dia 12 de agosto – segunda-feiraTEMA: “A Igreja nos exorta a um compromisso mais efetivo com os pobres e sofredores. Fazer-se próximo deles, ajudá-los e promovê-los nos coloca face a face com Jesus e nos constitui como um testemunho de fé diante de uma sociedade egoísta e competitiva” (Porta Fidei 14).
6 horas – Ofício das comunidades.
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização litúrgica: Comunidades São José e Nossa Senhora da Piedade.
Convidados: Pastoral Familiar, Centro de Integração Familiar, Clube de Mães Monsenhor Horta, Casa Lar Estrela, Casa Promocional Tia Lica,
Homenagem: Escola Dom Viçoso e Fundação Educacional Dona Albertina.
Dia 13 de agosto – terça-feira TEMA: “O Catecismo da Igreja Católica nos dá um contributo à obra de renovação da vida eclesial. É um verdadeiro apoio para quem deseja crescer na compreensão da fé”. (Porta Fidei 11).
6 horas – Ofício das comunidades.
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização Litúrgica: Comunidades Santa Rita e Santo Expedito.
Convidados: Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário por meio de seus dirigentes e funcionários.
Homenagem: Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira.
Dia 14 de agosto – quarta-feiraTEMA: “O sólido fundamento das Escrituras, do Concílio e do Catecismo deve traduzir-se em ação. Precisamos de pessoas de fé que se convertam em paroquianos atuantes nos diversos ministérios, pastorais, e na evangelização dos que se encontram afastados da comunidade cristã” (Porta Fidei10d).
6 horas – Ofício das comunidades.
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização: Comunidade São Gonçalo.
Convidados: Legião de Maria, Congregação Mariana, Vicentinos, Apostolado da Oração, Movimento da Sagrada Face e Renovação Carismática Católica.
Homenagem: Escola Estadual Gomes Freire.
Dia 15 de agosto – quinta-feiraTEMA: “Se lermos e recebermos o Concílio Vaticano II, guiados por uma justa interpretação, ele pode ser e tornar-se cada vez mais uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja” (Porta Fidei5).
6 horas – Ofício das comunidades.
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena.
18h30 – Recitação dos mistérios gloriosos.
19 horas – Celebração Eucarística .
Organização: Comunidades N. Sra. Aparecida, N. Sra.de Fátima e Santa Clara.
Convidados:Institutos de Teologia e Filosofia do Seminário Arquidiocesano, Movimento Serra, Lions Club e Rotary Clube.
Homenagem: Escola Municipal Monsenhor José Cota.
Dia 16 de agosto – sexta-feiraTEMA: “Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, por diversos meios: entre eles a Leitura Orante e os Grupos de reflexão, que nos ajudam a compreender e amar a Bíblia” (Porta Fidei3).
6 horas – Ofício das comunidades.
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização: Comunidades Santo Antônio e São Guilherme.
Convidados: Lar Comunitário Santa Maria, Casa Promocional Cônego Renato, Casa Promocional Casinha da Nazaré, Pastoral da criança e do menor, Associação São Tarcísio e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Homenagem: Escola Municipal Wilson Pimenta.
Dia 17 de agosto – sábadoTEMA: “No desejo de promover uma renovação da vivência da fé em toda a Igreja, somos convidados, por meio de nossos relacionamentos pessoais e no dia a dia, a acolher e amar aqueles que se encontram afastados da Fé Cristã” (Porta Fidei7).
6 horas – Ofício das comunidades.
6h30 – Celebração na Catedral.
15 horas – Celebração solene da Novena e carreata com a imagem de N. Sra. para S. Pedro.
Homenagem da Escola Santa Godoy.
18 horas – Ofício de Vigília da Solenidade da Assunção.
19 horas – Celebração Eucarística.
Organização: Comunidade São Pedro e Pastoral da Juventude.
Convidados: Congregações das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmãs da Beneficência Popular e Carmelitas de Madre Candelária.
Homenagem: Colégio Providência.
20 horas – Hora Santa pela santificação das famílias.
Dia 18 de agosto – domingo
DIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
TEMA: “Somos convidados com Maria, a nos comprometermos com o Projeto de Salvação do Pai”.
6 horas – Ofício das comunidades.
7 horas – Celebração na Catedral.
8 horas – Concentração na Praça São Pedro e Caminha da família com Maria.
10 horas– Solene Celebração Eucarística na Catedral Basílica, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, com Bênção Apostólica e Indulgência Plenária.ABERTURA DO ANO COMEMORATIVO DO TRICENTENÁRIO DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA SÉ DE MARIANA (Primeira Catedral de Minas Gerais)
19 horas – Celebração de encerramento das festividades.
Semana de oração com as famílias e visita às comunidades coma imagem da PadroeiraCELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS ÀS 19h30
Dia 19 de agosto: segunda-feira
  • Comunidade Santo Antônio
  • Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Dia 20 de agosto: terça-feira
  • Comunidade São Gonçalo
  • Comunidade São José
Dia 21 de agosto: quarta-feira
  • Comunidade São Vicente
  • Comunidade Santo Expedito
Dia 22 de agosto: quinta-feira
  • Setor Pastoral Catete
  • Comunidade Santa Clara
Dia 23 de agosto: sexta-feira
  • Comunidade São Pedro
  • Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Dia 24 de agosto: sábado
  • Comunidade Santíssima Trindade
  • Comunidade Santa Rita

NOTAS:
  • A melhor maneira de celebrar a Festa de Nossa Senhora da Assunção é participando ativamente das celebrações e da comunhão eucarística.
  • Pedimos a colaboração de todos os participantes que tragam para o ofertório material de limpeza e de higiene pessoal que serão doados ao Lar Santa Maria, à Casa da Figueira e à Casa Lar Estrela.
  • As comunidades e os grupos eclesiais (irmandades, associações, movimentos, organismos e pastorais) são chamados a celebrarem com fervor, agindo com criatividade e solicitude, especialmente no dia que lhe é confiado.
  • Convidamos as famílias de nossa paróquia para a caminhada da família cristã no dia 18, como expressão de nossa adesão à fé cristã, seguindo o exemplo de Maria que nos convida a dizer sempre sim ao projeto de salvação do Pai.