Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arquidiocese pedirá abertura do processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida


“Completados cinco anos do falecimento de dom Luciano, comunico oficialmente que, com o apoio de mais de 300 bispos brasileiros, a Arquidiocese de Mariana, iniciará o que é necessário para obter da Sé Apostólica a autorização para dar início ao processo de beatificação do quarto arcebispo de Mariana, dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”.
Com esta frase, o arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, encerrou a Celebração Eucarística realizada na noite da última sexta-feira, 26, que lembrava o quinto ano de falecimento de seu antecessor, dom Luciano, e com isso, confirmou o que já havia comunicado em maio deste ano, quando ainda presidente da CNBB, durante a Assembleia da Conferência realizada em Aparecida (SP), obteve aprovação unânime dos bispos ao apresentar sua vontade em abrir o processo de beatificação de dom Luciano Mendes.
As solenidades que celebram esta data foram antecipadas para que grande parte dos padres e fiéis vindos de outros municípios pudessem comparecer ao ato que marcava o quinto ano do falecimento de dom Luciano. Presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, a missa contou com amigos, parentes de dom Luciano e de muitos fiéis que lotaram a Catedral da Sé, em Mariana.
Dom Serafim dizia de sua proximidade com dom Luciano, sobretudo, no período em que o acolheu em sua residência logo após ter sofrido um grave acidente de trânsito. “Dom Luciano foi mais que meu irmão. Eu tive a alegria de acolhê-lo em minha casa. O seu exemplo de vida é um dom de Deus para todos nós. Sintamo-nos hoje pela fé, não só aqui na terra, mas cada um de nós está junto dele no céu e por isso sejamos abençoados”, comentou o cardeal.
Durante sua homilia, o ex-formador do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e professor da Faculdade Jesuíta (FAJE), em Belo Horizonte, padre João Batista Libanio, dizia que, mesmo com toda sua simplicidade, dom Luciano era ousado. “Ele pensava o mundo, toda a Igreja, o Brasil, pensava no futuro e naquilo que nós íamos construir. Dom Luciano pensava num país diferente, numa Igreja diferente; uma Igreja sempre em movimento. Seu espírito ia longe, atravessava todos os continentes”. Para o jesuíta, o gesto de amor de dom Luciano com o outro era sua atitude mais forte, significativa. “Ele buscou encontrar a Deus em todas as coisas, principalmente no outro”.
Para dom Geraldo, esse momento representa, para a Arquidiocese de Mariana, a importância de dom Luciano nesta Igreja Particular. “Sem desmerecer seus antecessores, dom Luciano tem um significado muito especial, e aqui deixou marcas de extraordinária importância. A atual estrutura pastoral que temos na Arquidiocese de Mariana, o dinamismo pastoral que foi aqui implantado, esta abertura para a questão social, a defesa dos direitos humanos e, sobretudo, o serviço aos pobres com tantas obras sociais. Tudo isso, nós agradecemos a dom Luciano porque foi obra dele”, destacou o arcebispo citando o empenho de seu antecessor para que a Arquidiocese, na linha traçada pelo Vaticano II, e em sintonia com as Diretrizes da CNBB, pudesse avançar nessa maneira de ser Igreja, segundo ele, dinâmica, atuante, comprometida e servidora dos pequenos, humildes e dos pobres.
O arcebispo se mostrou confiante em poder levar adiante todo o processo de beatificação de seu antecessor, que pretende instaurar em breve, assim que receber a permissão da Sé Apostólica. “Vejo que este processo vá fazer com que a figura de dom Luciano ganhe maior brilho e seja, ainda, maior inspiração para todos nós servidores do povo de Deus e para todos aqueles que conheceram dom Luciano e guardam no coração a lembrança deste grande bispo, deste grande pastor, deste grande profeta”.

ComendaA Faculdade Arquidiocesana de Mariana Dom Luciano Mendes de Almeida realizou, logo após a missa, o ato solene de outorga da Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e Responsabilidade Social, durante evento que acolheu homenageados e convidados no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz (antigo Palácio dos Bispos).
Na ocasião, foram homenageados o cardeal dom Paulo Evaristo Arns – arcebispo emérito do São Paulo (SP), ausente por motivo de saúde; o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo – arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG); padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre – assessor arquidiocesano da Dimensão Catequética da Arquidiocese de Mariana; irmã Carmem Mendes de Carvalho – coordenadora da residência arquiepiscopal durante o episcopado de dom Luciano; irmã Neusa Quirino Simões (Companhia de Maria) – ex-secretária de dom Luciano na CNBB e o Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras de Ouro Preto, Grupo NATA.
O Dia da Faculdade Arquidiocesana é marcado pela entrega desta Comenda e, segundo seu reitor, dom Geraldo, “esta é uma modalidade de permanecer viva a memória de seu fundador, dom Luciano, e de honrá-la com este gesto oferecendo esta homenagem a pessoas que se distinguem pelo seu trabalho no campo da educação, no campo social e que têm uma ligação especial com a Faculdade e com o próprio dom Luciano”, explicou.
Ao final da solenidade, o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo ficou com a incumbência de fazer o agradecimento em nome dos demais homenageados. “Quero, com toda ternura que dom Luciano nos trouxe, em nome dos agraciados e das agraciadas, manifestar à Arquidiocese de Mariana, na pessoa do seu querido pastor, dom Geraldo, a minha, a nossa gratidão por nos ter concedido a Medalha Dom Luciano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário