Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dom Raimundo Damasceno Comemora seus 25 anos de Episcopado no Seminário de Mariana

                                                                                                                                                                                                                                                               
 Mineiro de Capela Nova (localizada no Campo das Vertentes), 74 anos, dom Raymundo Damasceno Assis retornou para as terras mineiras para celebrar os 25 anos de vida no episcopado. O ex-aluno do Seminário de Mariana, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB presidiu uma missa realizada na capela do Seminário São José –Instituto de Teologia – na noite dessa terça-feira, 13, quando foi homenageado pelo seu jubileu de prata episcopal.
Durante Celebração Eucarística em ação de graças pela vida e ministério de dom Damasceno, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, falou de sua grande satisfação em receber o arcebispo e alegria de toda a comunidade do Seminário com a nomeação do arcebispo ao cardinalato (em novembro de 2010). “O Seminário de Mariana se rejubilou com esta nomeação. Entre os quase 50 alunos bispos que passaram por aqui, três se tornaram cardeais”, disse dom Geraldo se referindo ao arcebispo de São Paulo e Aparecida (SP), dom Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta; a dom Frei Lucas Cardeal Moreira Neves (Salvador – BA), e agora, ao próprio dom Damasceno.
Segundo dom Geraldo, Mariana tem vínculos muito profundos com Aparecida. “Não só porque se chama Mariana, nossa cidade e sede desta Arquidiocese, mas porque guarda preciosas recordações em sua rica história”, dizia. Ele ainda completou citando dom Oscar de Oliveira em sua obra Virgem Maria: Mãe de Deus e Mãe dos homens (Editora Dom Viçoso, 1968). “É no seio da Vila do Ribeirão do Carmo que Dom Frei João da Cruz, Bispo da Diocese do Rio de Janeiro, que ainda abrangia toda a Capitania de São Paulo e quase toda a de Minas, a 5 de maio de 1743 assina o decreto canônico, erigindo a capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que seria mais tarde a Basílica Nacional da celeste padroeira do Brasil. Coincidentemente, dois anos mais tarde, achando-se novamente em Mariana, o mesmo Bispo Dom Frei João da Cruz, em preparativos para a criação desta Diocese, e ciente de já haver sido edificada a capela de Aparecida, autorizou por Provisão de 22 de maio de 1745 a sua bênção litúrgica e o culto divino da mesma”.
Desta forma, ainda segundo dom Geraldo, o culto a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é oficializado em Mariana. “Não a laço mais profundo do que este. Nenhuma diocese tem um vínculo com Aparecida como a Arquidiocese de Mariana pela comprovação desse fato histórico e extraordinário. Mas, sem dúvida alguma, esse vínculo, hoje, se expressa de forma tão eloquente na pessoa de dom Raymundo”, finalizou dizendo mais uma vez que o Seminário de Mariana se orgulha em tê-lo entre os ex-alunos.
Durante a homilia, dom Damasceno fez seus agradecimentos ao que chamou de generosas homenagens. Contou como ingressou na vida religiosa deixando sua terra natal, ainda menino, aos dez anos, aceitando o convite de um irmão Marista que o levou para Mendes (RJ) para concluir os estudos do ensino fundamental. Ali, segundo afirmou, ele teve a certeza de que queria seguir o caminho da religiosidade.
Ao final da celebração, concelebrada por dom Francisco Barroso Filho (bispo emérito de Oliveira – MG) e por dom Geraldo, o cardeal concedeu uma entrevista à revista do Seminário de Mariana Gens Seminarii e ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação – DACOM.
Agradecendo o convite de dom Geraldo para que ele pudesse celebrar esse momento de ação de graças, comentou satisfeito o ex-aluno. “Celebrar meu jubileu de prata episcopal aqui em Mariana, no Seminário Maior São José, na companhia dos formadores, seminaristas e alguns familiares e de tantas outras pessoas, é motivo de muita alegria e honra. Esse momento me permite recordar o passado. A celebração dessa noite faz voltar à minha memória aquelas belas experiências no meu tempo de formação, e devo muito à Arquidiocese de Mariana, aos formadores daquele tempo e aos colegas que me ajudaram, seja de uma forma ou de outra, na minha ordenação, no meu episcopado”, comentou dom Damasceno falando desse momento de emoção e recordação quando esteve no Seminário de Mariana no período de 1955 a 1957 (Seminário Menor) e de 1958 a 1960 no Maior.
Quanto ao seu retorno à terra natal para celebrar esse importante momento de sua vida, dom Raymundo falou de suas expectativas. “Capela Nova me traz boas recordações. Mesmo tendo saído de lá muito cedo. Volto, agora, com muita alegria e satisfação e, certamente, serão momentos de muitas recordações daqueles momentos felizes da infância e de outros em que estive na cidade, seja para minha ordenação sacerdotal, episcopal e de visitas esporádicas”.
Diante desses 25 anos no episcopado, após ter vivido inúmeras experiências em sua vida religiosa, atualmente o cardeal está à frente da presidência da CNBB e, quanto a esta nova etapa, ele falou dos desafios que têm adiante. “Os nossos desafios são grandes, como nos falam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Temos como desafio recuperar essa dimensão missionária da Igreja. Queremos que ela [Igreja], no Brasil e na América Latina, seja realmente missionária. Sendo assim, todos os cristãos, bispos, sacerdotes, todos os batizados devem estar comprometidos com o anúncio do Evangelho, pela Palavra e pelo seu testemunho de vida, de uma vida coerente na família, no trabalho e na sua profissão”, comentou.
                                                                                                                                                 
Além desses, dom Damasceno apontou tantos outros desafios como, por exemplo, a defesa da vida de uma maneira integral e da pessoa humana, lembrando que a Igreja está para servir a humanidade.
Logo em seguida, o arcebispo de Aparecida recebeu outras homenagens do Seminário de Mariana encerrando a noite com um jantar oferecido pelas casas de formação e o arcebispo metropolitano de Mariana.
Dom Raymundo segue para Capela Nova para, nesta quinta-feira, 15, participar do encerramento da festa da Padroeira e celebrar, junto com toda a cidade, seu jubileu. A Celebração Eucarística terá início às 17 horas com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova, e será realizada no adro da igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Logo em seguida, acontece uma sessão de homenagens ao cardeal.
                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário