Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Outubro: Mês das Missões

                                                                         
A palavra “missão” vem do latim “mittere”, que significa “enviar”; missus = enviado. Portanto, missão é incumbência, tarefa, obrigação, encargo, comissão especial, vocação, mandato.
O mandato de Cristo é: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20).
A missão nasceu primeiramente quando o Pai enviou seu Filho para ensinar-nos, com gestos, atitudes, palavras, vida, como viver na justiça, na fraternidade, na paz, enfim, na observância dos preceitos divinos.
Entre nós, a missão existe, desde a fundação da Igreja, quando os Apóstolos, depois de Pentecostes, saíram pelo mundo anunciando a Boa Nova do Reino.
A experiência dos primeiros cristãos foi tão forte que, para eles, era necessário mostrar ao mundo a força transformadora do Ressuscitado. Cada cristão era um missionário convicto e incansável. Sendo assim, o anúncio do Reino fazia parte do seu dia-a-dia.

O apóstolo Paulo, depois de sua conversão, viveu e pregou o Evangelho, mostrando como ele santifica, purifica e salva o homem para que ele possa experimentar a liberdade de filho de Deus.
De lá até os nossos dias, muitos filhos da Igreja manifestaram ao mundo uma vivência missionária que os fez deixar tudo pelo anúncio da Boa Nova.
Podemos citar vários exemplos, como São Francisco de Assis, cuja memória celebramos no dia 4 de outubro. Ele se fez pobre para viver como pobre. Olhou para o mundo e viu que a falta de amor levava os homens a escraviza seus irmãos e quis ensinar que amor é o próprio Cristo que caminha entre nós.
Depois de sua experiência de Deus, Inácio de Loyola viu o mundo com o olhar de Cristo. Ensinou as pessoas a serem solidárias com os que sofrem qualquer tipo de injustiça.
No século passado, tivemos o exemplo de Madre Tereza de Calcutá. Ela dizia que Cristo gritava em seu coração: “Tereza, preciso de você.” Ela via Cristo no sofredor leproso, na criança abandonada, no velho desamparado, na mãe que não tinha nada para alimentar seu filho, no morador de rua, nos portadores de HIV, enfim, em todo ser humano cuja dignidade de filho de Deus era tirada.
Podemos citar muitos outros exemplos, mas a messe é grande e os operários são poucos. Precisamos, cada um de nós, escutar a voz de Cristo que nos diz: “Preciso de você”.
Precisamos escutá-lo e responder-lhe: “Senhor, aqui estou.” Mas, responder não com a boca e, sim, com o coração para que ele dirija os gestos, as palavras, as atitudes, enfim, todas as boas obras. Assim, estaremos no Mês das Missões unindo a essa legião de missionários que, incessantemente, gritam ao mundo a Boa Novas do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário