Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

segunda-feira, 19 de março de 2012

Subsídio Liturgia da Palavra

                                                             
Com o intuito de cumprir o planejamento de formação junto às regiões e paróquias, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia já está disponibilizando o subsídio de formação litúrgica, com o título: “A Palavra de Deus na Liturgia” – Vol. 1, o qual tem como objetivo oferecer sólida formação sobre a Liturgia da Palavra e formar e aperfeiçoar atuais e futuros leitores e ministros extraordinários da Palavra. Tal subsídio já está à disposição das paróquias nos Centros Regionais.
Os destinatários deste material, segundo membros da Comissão, são as equipes de liturgia paroquiais, bem como todas as pessoas que, nas comunidades, exercem o ministério de leitor ou salmista, e também para as pessoas que se encaminham para assumir este ministério em sua comunidade.
Este primeiro volume é composto de seis capítulos que podem ser estudados mensalmente, na reunião paroquial de liturgia, bem como nas comunidades e também nas reuniões mensais onde já existe o ministério da Palavra, ou onde se pretende estabelecê-lo. No segundo semestre, será lançado o Volume 2, completando as reflexões sobre a Liturgia da Palavra. O coordenador da Comissão, padre Geraldo Dias Buziani, conta que serão tratados neste primeiro volume questões como noções sobre a Liturgia da Igreja; a compreensão da Revelação de Deus, que passa pela Escritura Sagrada; o sentido teológico-litúrgico da proclamação da Palavra de Deus na Liturgia; orientações litúrgicas relacionadas à Liturgia da Palavra e orientações para proclamar bem a Palavra (postura do corpo, impostação de voz, espiritualidade, uso do microfone etc.).
“Tal subsídio enriquecerá as reuniões paroquiais de Liturgia e estabelecerá uma unidade no trabalho de formação”, garante padre Buziani. “Os temas estudados neste subsídio serão trabalhados também nos encontros regionais e arquidiocesanos. Por isso, a equipe arquidiocesana de liturgia incentiva a todos que possam participar desses encontros, conforme a agenda de cada Região. Não basta adquirir o livrinho, é preciso estudá-lo”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário