Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bispos tratam da festa de Pentecostes


Pentecostes "o quinquagésimo” é uma das mais importantes celebraçőes da igreja católica. Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois simbolizava uma ação de graças pelas fartas colheitas do trigo. Em comemoração vinham pessoas de toda parte, peregrinos judeus que saudosos voltavam à Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Em celebração, eram oferecidas as primícias (primeiros frutos) das colheitas no templo. A festa das colheitas era alegre e solene (Dt 16.11).
Para o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom João Orani Tempesta, Pentecostes é um tempo de união. “O Espírito Santo é gerador de Unidade! Sem ele, falamos muitas línguas, mas não nos entendemos, sem ele a vida é uma constante Babel. Sua presença, entretanto, traz entendimento e unidade entre as diferentes línguas. Por sua ação, Cristo pôde ser anunciado na língua de cada povo, e todas elas reunidas na linguagem do amor de Deus [...] No dia de Pentecostes estavam os discípulos reunidos no mesmo lugar. É a condição para que Ele venha: a reunião dos discípulos e o mesmo desejo no coração.”
De acordo com o bispo de Santa Cruz do Sul (RS), dom Canísio Klaus, a celebração, por meio do Espiríto Santo, aponta os rumos por onde a ação evangelizadora da Igreja deve permear. “O Espírito Santo está presente em toda atividade da Igreja, auxiliando-a a adaptar a mensagem cristã às “línguas e linguagens” de nossos dias, para que todos possam ouvir falar do Evangelho na própria língua, na própria experiência cultural. Sua ação consiste em ajudar a igreja a anunciar sem medo a Verdade através do Evangelho.”
O nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia", era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. No primeiro Pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).
“Pela força do Espírito Santo nos tornamos missionários para anunciar o Evangelho a todas as criaturas. Nós, que somos Igreja, somos permanentemente missionários”, mencionou o bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. O bispo ainda cita a passagem bíblica que diz: ‘Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19s).’
Nos tempos atuais, a comunicação da ação evangelizadora, pode utilizar as novas mídias e redes sociais para transmitir a mensagem de Deus ao povo de Deus, acredita o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto. “Festa da comunicação, da presença do Comunicador de Deus, presente no Espírito Santo. Com Ele, a Palavra de Deus tem dimensão globalizada. Palavra que atinge o mundo com força transformadora, provocando mudanças de atitudes. É como o caminho virtual da nova comunicação, passando pelas fibras óticas, chegando instantaneamente nos quatro cantos do mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário