Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Papa lembra São João Batista, o precursor de Jesus


Milhares de fiéis reuniram-se, ao meio-dia deste domingo, 24 de junho, para ouvir o Papa recitar a Oração Mariana do Angelus, na Praça São Pedro. Bento XVI lembrou que neste domingo, 24 de junho, a Igreja celebra a solenidade de Nascimento de São João Batista.
"Com exceção à Virgem Maria, o Batista é o único santo do qual a liturgia festeja o nascimento, e o faz porque está estreitamente ligado ao mistério da Encarnação do Filho de Deus.
“Os quatro Evangelhos dão grande destaque à figura de João o Batista, como o profeta que conclui o Antigo Testamento e inaugura o Novo, indicando em Jesus de Nazaré o Messias, o Consagrado do Senhor”, completou Bento XVI.
Citando o Evangelho de São Mateus, o Papa lembrou que depois disso foi o próprio Jesus que falou de João Batista. “Ele é aquele do qual está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para preparar o caminho. Em verdade eu vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”.
Após não acreditar na gravidez tardia de Isabel, o pai de João Batista, Zacarias emudeceu até o dia da circuncisão do menino, quando disse: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo porque virás antes do Senhor para preparar os seus caminhos e para dar ao seu povo o conhecimento da salvação no perdão dos seus pecados”.
O Papa lembrou então que “tudo isso se manifestou trinta anos depois, quando João foi batizar no rio Jordão, chamando as pessoas para que se preparassem, com aquele gesto de penitência, à iminente vinda do Messias, que Deus o havia revelado durante a sua permanência no deserto da Judeia”.
E completou – “Por isso ele é chamado Batista, ou seja, aquele que batiza. Quando um dia de Nazaré chegou Jesus pedindo para ser batizado, Batista de início se negou, mas depois concordou, e viu o Espírito Santo posar sobre Jesus e ouviu a voz do Pai celestial que o proclamava seu filho. Mas a sua missão não estava ainda completa. João foi decapitado no calabouço do rei Erodes, e assim o testemunho do Cordeiro de Deus ficou completo, aquele que Batista havia antes de todos reconhecido e indicado publicamente”.
Após o Angelus, o Papa lembrou que na terça-feira, 26, fará uma visita às áreas atingidas pelos recentes terremotos no norte da Itália e pediu que toda a Igreja o acompanhe em orações.


Bento XVI recebe cardeais para aprofundar reflexão sobre desempenho da Cúria Romana
Na manhã de sábado, 23 de junho, por volta das 10h, Bento XVI manteve audiência com os chefes dos Dicastérios, na Sala Bologna.
“No contexto da situação criada após a difusão de documentos reservados da Santa Sé, o Santo Padre aprofunda suas reflexões em diálogo continuo com as pessoas que dividem com ele a responsabilidade de governar a Igreja”, disse também na manhã deste sábado o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi.
Já por volta das 18h, o Papa recebe o Arcebispo de Sidney, Dom George Pell; o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet; o Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontíficio Conselho para o Diálogo Interreligioso; o Vigário Geral emérito para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini e o Cardeal Jozef Tomko, Prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos.
“Em razão da força da grande e variada experiência dos senhores cardeais a serviço da Igreja, não somente no âmbito romano mas também internacional, o Papa resolveu encontrá-los ainda neste sábado, para uma troca de considerações e sugestões para contribuir a reestabelecer o tão desejado clima de serenidade e de confiança no que tange os trabalhos da Cúria Romana”, finalizou Padre Lombardi.
Ainda neste contexto, o Papa nomeou neste sábado novos membros do Conselho dos Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé. São eles: o Cardeal Polycarp Pengo, Arcebispo de Dar-es-Salaam, na Tanzânia, Cardeal Telesphore Placidus Toppo, Arcebispo de Ranchi, na Índia, e John Tong Hon, Bispo de Hong Kong.
Outra novidade é a nomeação do novo Núncio Apostólico junto à União Europeia, o Arcebispo Alain Paul Lebeaupin, que até então era Núncio Apostólico no Quênia e Observador Permanente junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.


Papa fala em «crise moral» com consequências econômicasBento XVI recebeu empresários da agricultura e pesca da Itália
Bento XVI afirmou no dia 22 de junho, no Vaticano, que na base das atuais dificuldades econômicas há uma “crise moral”, pedindo que as “instâncias éticas” tenham primazia sobre “qualquer outra exigência”.
“É preciso levar remédio onde está a raiz da crise, favorecendo a redescoberta dos valores espirituais”, disse o Papa, numa audiência a empresários da agricultura e pesca da Itália (Coldiretti).
Falando da atividade laboral como “uma ferramenta indispensável para a convivência justa e humana”, Bento XVI falou de valores como “o respeito pela dignidade da pessoa, a busca do bem comum, a honradez e a transparência”.
Para o Papa, a Igreja Católica e a sua mensagem estão ligados à sociedade, “à economia, ao trabalho”, apelando ao respeito pelas “justas exigências do descanso e da regeneração corporal e, mais ainda, espiritual”.
“A Igreja não é nunca indiferente à qualidade de vida das pessoas nem às suas condições laborais”, precisou, frisando a necessidade de “cuidar dos seres humanos e dos contextos em que vivem e produzem, para que sejam sempre lugares humanos e humanizadores”.
Bento XVI defendeu a importância de sublinhar os “aspetos mais nobres” da pessoa: “o sentido do dever, a capacidade de partilhar e o espírito de sacrifício, a solidariedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário