Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Semana Nacional da Família: “família de coração”


Entre os dias 12 e 18 de agosto a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Família e para marcar este momento, o Portal da Arquidiocese preparou um especial que irá abordar a vocação de cada membro da família com o objetivo de valorizar o ambiente familiar e o ser humano, além de incentivar à família a ser uma educadora dos valores da Igreja. Nesta quarta-feira, 15 de agosto, o especial trata sobre a “família de coração”.

Numa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja em nosso país realiza todos os anos a Semana Nacional da Família, que tem a finalidade de refletir, rezar e auxiliar as famílias na vivência diária da fé e na superação dos obstáculos comuns ao nosso tempo, que atentam contra os valores da família.

Para a Psicóloga Clínica e Psicanalista, Sheilah Kellner, numa semana em que a Igreja dá mais atenção para a família, não podemos deixar de refletir sobre sua situação atual: como se estrutura, como se interrelaciona, como se coloca em expectativa para o futuro, como os valores sociais e espirituais são vivenciados. E nessa perspectiva, destacamos as relações entre a “família de coração”.

Segundo o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Bispo Referencial da Pastoral Familiar no Regional Leste 1 e na Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto, há sempre a benção divina fortalecendo e fazendo crescer a família que se enraíza na vontade de Deus e na graça do sacramento do Matrimônio. De acordo com Dom Antonio, ter uma família de coração é uma forma bem abençoada de ser forte no amor matrimonial e de fazer crescer a alegria dos pais adotivos e dos filhos adotados.

— O coração preenchido com Amor Divino tem uma enorme capacidade de dilatação e, por isso mesmo, mesmo que se tenham filhos como benção divina do encontro íntimo-conjugal dos esposos ou mesmo quando não se consegue ter essa forma de paternidade/maternidade, a adoção representa sempre uma resposta à benção divina para a família. Adotar é amar alguém a quem lhe faltou o amor e o calor de quem lhe gerou, mas tem a oportunidade de encontrar quem não lhe gerou pelo corpo, mas através do encontro dos corações, afirmou Dom Antonio.

De acordo com os Assessores Arquidiocesanos do Setor Pré-Matrimonial do Rio, Ronaldo e Tatiana Melo, entrelaçam-se o desejo de um casal ter filhos e o desejo da criança ter uma família.

— A verdade é que o desejo e a possibilidade de ter filhos devem estar presentes na relação e nutrir o casal com a abertura ao outro. Este é o voto criador do matrimônio. Aí está à espera do desejo e a esperança de realizá-lo. O nascimento de um filho revela a verdade da vida, fato que dá a conhecer a presença de Deus. Por isso, os filhos não são propriedades dos pais, mas de Deus. Essa é a verdade antropológica que os pais celebram no Batismo: consagrar os filhos a Deus. A adoção é uma das formas que torna a esterilidade fecunda. Realiza um entrelace gracioso entre o sofrimento da esterilidade do casal e a dor do abandono de uma criança. Adoção é, ao mesmo tempo, uma resposta ao apelo de uma criança e um chamado – vocação – de Deus, ressaltaram.

A Semana Nacional da Família traz também em seu bojo a nova compreensão familiar, agora envolvida pelas novas tecnologias, renovando sua maneira de conviver e dialogar. Com o advento dessas transformações, nota-se um crescimento do que também poderíamos considerar como “família de coração” por parte das Novas Comunidades e repúblicas de estudantes, onde diversas pessoas de formações, realidades e culturas diferentes se reúnem com o mesmo propósito e constituem um laço familiar. A membro consagrada da Comunidade de Aliança da Canção Nova, Fátima Lima, mora com outras duas consagradas e fala sobre a experiência.

— Pra mim é um presente de Deus morar as com meninas, pois vivemos como uma família mesmo. Às vezes eu penso que a minha família biológica está longe, mas as pessoas que moram comigo acabam sendo como se fossem da minha família de sangue, pois além de participarem ativamente da minha vida, a afinidade, o carinho e a preocupação são da mesma proporção, disse Fátima.

A Semana Nacional da Família tem como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar a família. Essa evangelização se dá a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo (DGAE). Logo, cabe a “família de coração” promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e apontar caminhos para a solução das crises e dos problemas intrafamiliares de todo tipo, e incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, de tal modo que todos encontrem no lar, o ambiente mais propício para o desenvolvimento da sua vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário