Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Semana Santa na Arquidiocese de Mariana ganha destaque na mídia


Como acontece anualmente, as cerimônias religiosas da Semana Santa nas históricas cidades da Arquidiocese de Mariana atraem milhares de fiéis. E, este ano, não está sendo diferente. São turistas vindos de várias partes do país, além das comunidades paroquiais que se reúnem em oração para vivenciar este grande momento de fé.
Com isso, a Semana Santa na Arquidiocese de Mariana ganha destaque na mídia. A imprensa repercute estas celebrações que acontecem em todas as paróquias de nossa arquidiocese.
A seguir, confira matéria publicada nesta quarta-feira, 27, no jornal Estado de Minas, assinada pelo repórter Gustavo Werneck:
Milhares de católicos vão acompanhar as procissões na Semana Santa em Minas
Gustavo Werneck
Cortejos de fé seguindo pelas ruas de pedra, missas solenes nas igrejas barrocas e cânticos em latim ecoando nas noites de Minas. Milhares de católicos acompanham as procissões e participam dos ofícios da semana santa, que apresenta, até o domingo de Páscoa ou da Ressurreição, uma ampla programação. Hoje tem o Encontro de Jesus e Nossa Senhora das Dores, com as imagens saindo nos andores de templos diferentes para ficarem frente a frente num ponto central das cidades do interior e depois seguirem juntas.
Ao longo do caminho, nos passos ou pequenas capelas, escuta-se o triste canto da Verônica – nome em latim que significa “face verdadeira” –, a mulher que enxugou o rosto ensanguentado de Jesus e entoa os versos do lamento: “Oh, vós todos que passais pelo caminho, prestai atenção e vede se existe dor igual à minha dor”. Nesses dias, essa personagem e figuras bíblicas mostram a beleza das sagradas tradições que remontam ao século 18 e emocionam moradores e visitantes. “As cerimônias e procissões fazem reverência à paixão de Cristo e nos fazem buscar uma nova vida movida pela fraternidade”, diz o pároco da Catedral Basílica de Mariana, na Região Central, padre Nedson Pereira de Assis.
Com o novo papa, que fez a opção preferencial pelos pobres e humildes, a semana santa ganha o seu sentido verdadeiro. “O testemunho do papa Francisco é a própria imagem de Jesus”, diz o pároco. Ele destaca que muitos turistas chegam às cidades coloniais pertencentes à Arquidiocese de Mariana. “Há um grupo de Petrópolis (RJ) e Rio de Janeiro que vem todos os anos e participa de toda a programação”, afirma.
Em Congonhas, na Região Central, chamada de “terra dos profetas”, religiosidade e dramaturgia se unem para contar a via-crúcis. Um dos momentos mais emocionantes será na sexta-feira, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, localizada em sítio histórico tombado Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. No local, haverá o sermão do descendimento da Cruz , seguindo-se a procissão até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, lado oposto à basílica. Para dar oportunidade que todos vejam a encenação, há uma novidade este ano: no domingo, às 11h, na basílica, a crucificação e ressurreição de Cristo terão exibição extra para romeiros, fiéis e visitantes. Outra mudança está na condenação de Cristo, que ocorria na sexta-feira e passou para amanhã.
PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA
OURO PRETO 19h –Missa na Igreja de São Francisco de Assis. Em seguida, ofício de trevas
MARIANA 6h –Oração do ofício divino na Catedral Basílica 19h –Celebração na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Em seguida, procissão de Nossa Senhora das Dores para a catedral e sermão da soledade. A seguir, ofício das Trevas
CONGONHAS 19h –Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e, em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores e sermão das sete dores de Maria. Missa na comunidade de Alto Maranhã. Em seguida, procissão do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário