Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Celebração festiva encerra a peregrinação dos símbolos arquidiocesanos da JMJ em Mariana



Bote Fé Mariana – Vieram da Região Sul, Norte, Centro, Oeste e Leste, eram centenas de jovens se juntando aos fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana que celebraram neste Domingo de Pentecostes o encerramento da peregrinação dos símbolos arquidiocesanos da JMJ. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora visitaram as paróquias da Arquidiocese de Mariana por quase um ano, iniciando a caminhada no dia 27 de maio de 2012 em Urucânia, Região Leste.
Neste domingo, 19 de maio, esta multidão invadiu as ruas do Centro Histórico de Mariana para celebrar com muita fé e emoção o fim desta peregrinação que teve como um de seus principais objetivos motivar as paróquias a um momento de preparação em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no próximo mês de julho no Rio de Janeiro e que contará com a presença do papa Francisco.
Inicialmente os jovens se concentraram na Praça da Sé aguardando o início da caminhada com os símbolos pelas ruas da cidade. Após percorrer os principais pontos históricos da cidade, a juventude se reuniu na Praça dos Ferroviários, no bairro Barro Preto, onde seria celebrada a missa festiva de encerramento da peregrinação, presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada por demais padres da arquidiocese.
Naquela ocasião, em maio de 2012, dom Geraldo demonstrava seu entusiasmo com a peregrinação desses símbolos ao percorrer todo o território arquidiocesano. “Que assim possamos viver de forma muito intensa a preparação para a Jornada Mundial da Juventude. E, mais do que isso, que nossa Igreja possa dar maior apoio à juventude, e de modo muito especial, para a Pastoral da Juventude (PJ) e aos movimentos juvenis de nossa arquidiocese”, dizia. Portanto, agora, o arcebispo não foi diferente, saudando os jovens com entusiasmo e conduzindo palavras de encorajamento e esperança.
O arcebispo ainda contou como foi seu encontro com o papa Bento XVI, quando, na ocasião, dom Geraldo era o então presidente da CNBB e fez o pedido ao papa para que o Brasil pudesse acolher a 28ª JMJ, pedido esse que foi plenamente acolhido por Bento XVI e aprovado pelo pontífice no mesmo instante. Neste momento, quando dom Geraldo contava como foi este encontro com o papa, os milhares de jovens e fiéis que lotavam a Praça interrompeu o arcebispo com uma eufórica salva de palmas.
Dom Geraldo também fez diversos agradecimentos: aos padres, aos que se esforçaram para que esta caminhada pudesse acontecer em toda arquidiocese, aos jovens, e
também ao papa João Paulo II, idealizador da JMJ, evento que vem arrastando uma multidão de jovens em todo o mundo.
Após a celebração, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram encaminhados ao Centro Arquidiocesano de Pastoral, onde se encontram em exposição, localizados na capela do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário