Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Barbacena acolhe com grande alegria e emoção os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

 
cruz_jmj_barbacena2011_01
Neste dia histórico para a Arquidiocese de Mariana, 21 de novembro, os jovens de Barbacena e Região receberam com grande entusiasmo, alegria e emoção os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Uma grande multidão presente no Santuário de Nossa Senhora da Piedade rezava, cantava e esperava com grande fé a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Por volta das 14 horas aconteceu a entronização destes símbolos no Santuário, e depois de muita aclamação vibrante foi feita a oração de acolhida.
cruz_jmj_barbacena_2011_02A celebração inicial que foi presidida pelo vigário episcopal da Região Pastoral Mariana Sul, padre Valter Magno de Carvalho, teve como meditação o Evangelho de Mc 10, 37-42, e vários cantos e preces, animados pelos jovens da paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena. Este momento abriu a programação da visita dos símbolos na Arquidiocese de Mariana. O presidente da liturgia introdutória lembrou as palavras do Beato Papa João Paulo II: “Queridos jovens, confio a vocês o sinal do Ano Jubilar da Redenção: a cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”. Com estas palavras, padre Valter lembrou a todos a entrega de João Paulo II entregando este sinal da vitória de Cristo sobre a morte e o sinal de esperança de um mundo novo, mais justo e fraterno.
 Juntamente com a cruz, lembra o padre Valter em sua reflexão, o papa ofereceu no ano de 2003 uma cópia do ícone de Nossa Senhora e disse: “De hoje em diante, juntamente com a cruz de Cristo, este ícone acompanhará as Jornadas Mundiais da Juventude. Será um sinal da presença materna de Maria junto aos jovens, chamados, como o apóstolo São João, a acolhê-la em suas vidas”.
 A celebração transcorreu num clima de muita fé, alegria, emoção e vibração de todos jovens, famílias, religiosas, religiosos, padres, seminaristas e toda a comunidade cruz_jmj_barbacena2011_03católica que compareceu para este grande encontro com Cristo. Ao final desta celebração inicial, o vigário episcopal acolheu em nome do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que presidirá a missa de encerramento da visita em Barbacena, a todos os presentes, dizendo que este dia seja para todos oportunidade de manifestação do amor a Jesus Cristo na presença de Maria.
Neste momento, acontece momento de oração com a presença dos religiosos(as) e Casas de formação da vida religiosa e diocesana presentes na cidade de Barbacena e Região Pastoral Mariana Sul. Outros grupos de Jovens farão seu momento de prece, seguida de uma uma caminhada com os símbolos para a Matriz de São Sebastião, em Barbacena, onde acontecerá a Celebração da Eucaristia às 19h30 que será presidida por dom Geraldo. Após a missa, seguem os momentos de oração e o encerramento das atividades na cidade de Barbacena por volta das 23 horas.

cruz_jmj_barbacena2011_04Cruz segue para Ouro Branco
Encerrandas as celebrações na Região Mariana Sul, os símbolos seguem para a Região Mariana Oeste, onde os jovens da paróquia Sagrada Família, de Ouro Branco, se prontificaram a passar toda a madrugada em vigília. Desta maneira, todos poderão acompanhar e ver de perto estes símbolos que tanto significam para a juventude católica e para todos os fiéis.
Na paróquia Sagrada Família os momentos de oração terão início a partir da 1 hora, durante toda esta madrugada de segunda para terça-feira, encerrando esse momento com uma missa, às 6h30, que será presidida pelo pároco, padre Luciano Ferreira de Oliveira. Após a celebração, os símbolos seguem para a Região Norte, onde serão acolhidos nas cidades de Ouro Preto e Mariana.
Acompanhe a programação da peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora nesta terça-feira, 22:

 OURO PRETO - 22 de novembro
10h - CHEGADA DA CRUZ (Saramenha – saída para Ouro Branco)
10h15 – Concentração da juventude na Rodoviária
10h30 – Caminhada para a Praça Tiradentes
11h – Atividade na Praça Tiradentes
12h - Carreata para  Passagem de Mariana
12h20 - Acolhida da Cruz em Passagem de Mariana
13h20 – Carreata para a Praça São Pedro em Marina

MARIANA
13h30 – Chegada da Cruz na Praça São Pedro
14h às 16h -  Momentos de oração
16h – Concentração para caminhada
16h30 – Caminhada (Praça São Pedro – Praça da Sé)
18h30 – Grande Celebração da Eucarístia presidida por dom Geraldo.
20h – Show com a Banda Cristucada (Belo Horizonte)
21 novembro, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário