Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Mariana

                                                                   
Empolgante, maravilhoso, emocionante, divino, abençoado, estes foram alguns dos adjetivos que mais podiam ser ouvidos durante o encerramento das atividades da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora pela Arquidiocese de Mariana após a missa de encerramento na noite desta terça-feira, 22, na Catedral da Sé, em Mariana.
jmj_mariana08Completamente tomada pelos fiéis, sobretudo, em grande número pelos jovens, a Celebração Eucarística que coroou este histórico momento para a Arquidiocese foi marcado por vários instantes de fortes emoções. Nem a chuva que impediu a realização do evento na Praça da Sé desanimou os grupos que esperavam ansiosos por esse momento. Pelo contrário, a transferência da celebração para dentro da Catedral fez com que o calor humano se somasse à fé dos cristãos que cantavam e rezavam fervorosamente regidos pela animação do vigário episcopal da Região Norte, padre José Eudes do Nascimento. Atitude esta que pôde ter sido presenciada ao longo de toda a celebração.
Tal manifestação contagiava de forma positiva não apenas a assembleia, mas também os sacerdotes, seminaristas e demais celebrantes que acompanhavam a missa, assim como o presidente da celebração, o arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que manifestava claramente sua gratidão e felicidade em poder vivenciar esse momento diante do seu povo. “É assim que queremos acolher as jovens e os jovens que aqui se congregam nesse momento em que recebemos a Cruz e o Ícone, símbolos que vão agrupando jovens pelo mundo inteiro e no Brasil, nesta longa preparação para a realização da Próxima Jornada Mundial da Juventude”, comentou o arcebispo.
Antes da missa, que teve início às 18h50, os símbolos da JMJ haviam sido introduzidos na primaz cidade histórica de Minas Gerais, Mariana, no meio da tarde, sendo recebidos por diversos jovens na Praça São Pedro. De lá, partiram em caminhada pelas históricas ruas do município em direção à Praça Gomes Freire. Em seguida, foram encaminhados para a Catedral da Sé, local da celebração de encerramento que marcava a passagem dos símbolos pela Arquidiocese.
“Quando a gente olha para a cruz a gente logo se lembra de dor, sofrimento, morte. Mas também a cruz é um símbolo de esperança, conforto de vida e ressurreição, jmj_mariana07porque na cruz Jesus vence todos os inimigos e até a própria morte. Cruz, sinal de vida e sinal de morte, é o que nós relembramos na Eucaristia: mistério da morte e ressurreição de Jesus, mas nós queremos associar a morte de Cristo, os sofrimentos, à paixão à morte de todos os seres humanos, especialmente dos jovens. Quantos jovens morrendo no vigor da idade por causa das drogas, dos acidentes, das guerras, da violência, a matança e extermínio de jovens. Mas também queremos associar a ressurreição de Jesus nossa esperanças, alegrias, a vibração da juventude, o entusiasmo, o vigor, para que assim associados a Cristo em sua morte possamos também ser associados a ele na vitória da ressurreição”, disse dom Geraldo durante a celebração.
O arcebispo, ao longo de sua reflexão dizia do amor de Nossa Senhora para com seu filho Jesus, fonte de inspiração para os cristãos. “Nossa Senhora, aos pés da cruz ela se tornou nossa mãe, mãe de toda a humanidade e dos discípulos(as) de Jesus Cristo. Acompanhou seu filho ao longo de toda vida, inclusive no momento supremo da cruz quando ele entregava sua vida pela redenção da humanidade. Jesus nos deu Maria para ser nossa mãe”.
Já no final da missa, houve a entrada da Cruz Arquidiocesana e do Ícone de Nossa Senhora. Ambos se tratam de uma réplica que percorrerão todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana até a realização da 38ª Jornada Mundial da Juventude que será realizada em 2013 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, dom Geraldo abençoou os dois símbolos que serão levados aos 79 municípios que compõem a Arquidiocese. “Que assim possamos viver de forma muito intensa a preparação para a Jornada Mundial da Juventude. E, mais do que isso, que nossa Igreja possa dar maior apoio à juventude, e de modo muito especial, para a Pastoral da Juventude (PJ) e aos movimentos juvenis de nossa Arquidiocese”, concluiu.
jmj_mariana061Entoando o refrão “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, a multidão ressoava fortemente o canto enquanto os símbolos percorriam o corredor central da igreja sendo levados ao altar montado especialmente pra eles na Praça da Sé. Lá, a juventude acompanhou o show da Banda Dominus (Belo Horizonte) que encerrou as atividades que cercaram a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude pela Arquidiocese de Mariana, regados com muita festa e alegria.
Os símbolos foram levados para a Diocese de Caratinga ao final das atividades e ainda permanecem na Província Eclesiástica de Mariana até o próximo dia 25, percorrendo as Dioceses de Governador Valadares e Itabira/Coronel Fabriciano, respectivamente. De lá seguem para a Diocese de Leopoldina (MG), na Província de Juiz de Fora.

Show com a Danda Dominus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário