Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bento XVI concede à Matriz do Pilar o título de Basílica


Dom Geraldo Lyrio Rocha, nosso Arcebispo, trouxe, por telefone, na manhã do dia 27 de outubro, a alegre notícia para a Arquidiocese de Mariana, especialmente para a Comunidade Católica de Ouro Preto, da acolhida, em Roma, pela Secretaria para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do pedido arquidiocesano para que a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto, no ano celebrativo dos 300 anos, fosse elevada à dignidade de Basílica Menor, distinguindo nossa Igreja Particular de Mariana com tamanha graça e bênção de Deus.
Seja esta distinção para o louvor do Santíssimo Redentor, para a glória de Deus, e do santo nome da Virgem Maria, invocada como Padroeira Pontifícia de Ouro Preto, Nossa Senhora do Pilar. Ao receber o título de Basílica Menor, a Matriz de N. Sra. Pilar se une mais estreitamente à Roma, às suas basílicas, como a Basílica de Santa Maria Maior, e com isso estará vinculada diretamente ao Papa. Essa associação ao Papa estará presente em um dos símbolos da Basílica, a Umbrela que ficará no presbitério juntamente com as insígnias pontifícias.
Agradecemos a todos – pessoas, grupos e instituições que abraçaram esta causa. De modo particular a dom Geraldo, nosso estimado arcebispo, que muito se empenhou. Foi ele quem comunicou ao povo de Ouro Preto esta intenção, quando presidiu a celebração do dia principal das festividades pelos 300 anos da Paróquia do Pilar, em 15 de agosto próximo passado. Foi ele quem dirigiu este pedido à Igreja e quem levou, pessoalmente, a Roma, por ocasião do Sínodo da Igreja, um volumoso processo, com farto material histórico e pastoral do Pilar, em resposta às solicitações da Secretaria da Igreja, no Vaticano.
Nosso povo ouropretano esteve piedosamente elevando suas preces a Deus, nesses três últimos meses, pedindo esta graça que alimenta em nós a espiritualidade mariana que nos remete a Jesus Cristo, seu Filho, nosso Redentor e que nos compromete eclesialmente, ainda mais, na vivência do discipulado missionário, na construção do Reino de Deus.
Compartilhamos, de especial modo, esta alegria e bênção com as comunidades paroquiais da cidade e do município de Ouro Preto, na pessoa dos irmãos sacerdotes, nossos amigos e companheiros na missão, e do bom povo destas comunidades, irmanados na fé, celebrando Nossa Senhora do Pilar, como Mãe e Padroeira.
Desde já, por orientação de dom Geraldo, convidamos toda a arquidiocese para as celebrações da dedicação da Matriz do Pilar e sua oficialização como Basílica, marcadas para o dia 01 de dezembro, sábado, às 19h, durante a visita pastoral do arcebispo à nossa Paróquia. Por feliz coincidência, nesse dia, celebramos, in memoriam, os 54 anos de ministério presbiteral do Cônego José Feliciano da Costa Simões que por 46 anos esteve à frente da Paróquia como o seu zeloso pároco. Também nos alegramos porque, nesse dia, dom Francisco Barroso Filho, filho ilustre de Ouro Preto, também rende louvores a Deus pelos seus 55 anos de ministério presbiteral.
Nesse domingo, dia 28 de outubro, festa de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos de Jesus, conclamamos nossas Igrejas de Ouro Preto a repicarem os sinos, às 12h, em sinal de alegria, gratidão e louvor a Deus por esta graça em favor da Igreja e de seu povo, especialmente para a nossa tricentenária Vila Rica de Ouro Preto.
Demos graças ao Senhor, eterno é seu Amor!
Pela Comunidade Paroquial do Pilar,

Pe. Marcelo Moreira Santiago – Pároco
Pe. Danival Milagres Coelho – Vigário Paroquial
Cônego Jadir Trindade Lemos – Vigário Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário