Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mais de 2 mil jovens participam do DNJ 2012 em Porto Firme


Com o tema “Juventude e vida” e lema “Que vida vale a pena ser vivida?”, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana realizou no ultimo domingo, 28, mais um Dia Nacional da Juventude (DNJ). Nesse ano, a cidade de Porto Firme (Região Mariana Centro) acolheu o encontro, que acontece a cada três anos.
Por volta das 6 horas chegavam os primeiros ônibus trazendo jovens animados para participarem do DNJ. Houve uma concentração em frente à Igreja Matriz, onde foi servido o café da manhã. Em seguida, por volta das 9 horas, iniciou-se uma caminha pelas ruas da cidade com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos arquidiocesanos da Jornada Mundial da Juventude, que andam em peregrinação por toda a arquidiocese e foram trazidos pelos jovens da cidade de Mercês (Região Mariana Sul).
Chegando ao espaço previsto para acontecer o encontro, após uma hora de caminhada, houve a Missa da Juventude presidida pelo assessor arquidiocesano da PJ, padre Wander Torres Costa, com a participação dos padres José Afonso, vigário episcopal da Região Centro; José Maria da Silva, assessor da PJ da Região Oeste; Luiz Martins, vigário paroquial da paróquia São João Batista, em Matipó e Werques Ribeiro, administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Porto Firme.
Na parte da tarde aconteceram as rodas de conversa onde os jovens tiveram a oportunidade de debaterem os seguintes temas: Mobilização social e participação juvenil; Juventude e mídia: a juventude a consome ou é consumida por ela?; Mobilização juvenil em defesa de seus direitos; Juventude e trabalho: trabalho para a vida!; Questões de gênero e violência contra a mulher; Juventude educação: formação para a cidadania!; Qualidade de vida da juventude e cuidado com a saúde (bem viver); Juventude e sustentabilidade: que sociedade temos e que sociedade queremos?; Diversidade juvenil: tribos e diferentes realidades da juventude; Artes urbanas: hip hop, grafite, cultura funk, etc; Campanha de doação de sangue e cadastramento de medula óssea; Somos Igreja jovem: conhecendo um pouco mais sobre a PJ; Transformando o mundo: projetos nacionais da PJ e um pouco sobre a Teologia da Libertação.
Um show musical encerrou as atividades do dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário