Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ofício Divino das Comunidades – Quaresma e Páscoa



O Ofício das Comunidades está aos poucos chegando ao conhecimento de nossas comunidades. O Ofício Divino das Comunidades se apresenta como uma ótima oportunidade de prestarmos nosso louvor a Deus pelas maravilhas que Ele realiza em nossa vida e na vida de nossas comunidades, segundo as horas do dia. É uma oração acolhedora onde todos participam, cantam salmos e hinos e partilham a Palavra. Pode ser realizada em igrejas, capelas, comunidades urbanas ou rurais e até mesmo nas casas. Sua estrutura é simples e de fácil entendimento.
Na Arquidiocese de Mariana, muitas paróquias têm celebrado o Ofício Divino das Comunidades, com ótima aceitação, nas novenas dos(as) santos(as) padroeiros(as), geralmente bem cedo ou à tarde. Os salmos e cânticos são traduzidos numa linguagem próxima do povo, com melodias populares ajudando o fiel a celebrar o mistério de sua vida no mistério de Cristo, ou seja, as lutas por libertação, por uma sociedade menos corrupta e mais fraterna, alegrias e sofrimentos são iluminados pelo Cristo na oração celebrada pelo povo sacerdotal.
O Ofício também pode ser utilizado em encontros, retiros, reuniões pastorais, bem como por ocasião de aniversários, bodas, exéquias e outros momentos da vida das pessoas e das comunidades que levam o Povo de Deus a se reunir em oração, como sinal de sua confiança e esperança no Deus da vida. Nas vésperas das solenidades, festas e em diversos momentos do Ano Litúrgico, recomenda-se a celebração do Ofício de Vigília como “sinal da expectativa do Reino”, que nos prepara para melhor vivermos o mistério Pascal.
O Ofício Divino das Comunidades acompanha o Tempo Litúrgico. No tempo do Advento, a feliz expectativa da espera. No Natal, celebramos a humanidade do nosso Deus. No Tempo Comum, celebramos a Páscoa do Senhor, em nossa vida, na ação do Espírito Santo. Na Quaresma, somos convidados a reviver, com Jesus, a experiência do deserto. Na Páscoa, renascemos para uma vida nova, ressuscitados com Cristo e renovados pela força do seu Espírito. São ofícios cujos cantos, salmos, hinos e leituras bíblicas nos fazem perceber a grande riqueza do Ano Litúrgico. “A Santa Mãe Igreja faz questão de celebrar, em certos dias, ao longo do ano, com religiosa recordação, a ação libertadora do seu divino Esposo” (SC 102).
Diante de tudo isso, convidamos as paróquias e comunidades para fazerem esta rica e bonita experiência de consagrar ao louvor de Deus todas as horas do dia e da noite. Esta oração do povo é a oração de Jesus Cristo. “Através da Igreja, Ele continua exercendo o seu sacerdócio, não somente quando se celebra a Eucaristia, mas também de outras maneiras, especialmente quando, ao recitar-se o Ofício Divino, Ele louva ao Pai e intercede pela salvação do mundo inteiro” (SC 83).
Nesse sentido, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, com o apoio da Editora  Dom Viçoso, está disponibilizando para as paróquias o livro do Ofício Divino do ciclo Pascal: quaresma e páscoa.
Você encontrará neste livro, ofícios de vigília do domingo, ofícios da manhã e da tarde para os domingos e os dias da semana, do tempo da quaresma, tríduo pascal e tempo da Páscoa. O material possibilita a celebração do ofício durante a quaresma e celebrações durante a semana santa e tríduo pascal (onde não houver possibilidade de presença do padre) e uma excelente Novena de Pentecostes.
O livro contém 140 páginas. O livro do Ofício Divino para o tempo da quaresma e Páscoa estará disponível nos centros pastorais das regiões, a partir do mês de fevereiro, no valor de apenas R$ 5,00. Solicitamos às paróquias interessadas para fazerem o seu pedido no centro pastoral de sua região ou diretamente na gráfica. Cada paróquia poderá adquirir um kit com os Cds do Ofício do Tempo Quaresma e Páscoa, disponibilizado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. É importante a comunidade adquirir um bom número de livros, pois assim, mais pessoas poderão acompanhar o Ofício quando este for celebrado nesse ano e nos anos vindouros.
Contamos com a participação de todas as paróquias em mais este trabalho de dinamização da Palavra de Deus em nossas comunidades, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, do Projeto Arquidiocesano de Evangelização, bem como das solicitações da última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
Confira o sumário do Ciclo Pascal:
TEMPO DA QUARESMA
Domingos da quaresma – Ofício de vigília
Domingos da quaresma – Ofício da manhã
Domingos da quaresma – Ofício da tarde
Dias da semana da quaresma – Ofício da manhã
Dias da semana da quaresma – Ofício da tarde
Domingo de ramos e da paixão – Ofício de vigília
Domingo de ramos e da paixão – Ofício da manhã
Domingo de ramos e da paixão – Ofício da tarde
Dias da semana santa – Ofício da manhã
Dias da semana santa – Ofício da tarde
TRÍDUO PASCAL
Memória da Ceia do Senhor (sem padre)
Vigilância com Jesus no Horto
Sexta feira Santa – Ofício da manhã
Sexta feira Santa – Ofício do meio dia
Sexta feira Santa – Ofício da Paixão do Senhor
Sábado Santo – ofício da manhã
Sábado Santo – ofício do meio dia
Domingo da ressurreição – Vigília pascal (sem padre)
Domingo da ressurreição – Ofício da manhã
Domingo da ressurreição – Ofício da tarde
TEMPO PASCAL
Domingos do tempo pascal – Ofício de vigília
Domingos do tempo pascal – Ofício da manhã
Domingos do tempo pascal – Ofício da tarde
Dias da semana do tempo pascal – Ofício da manhã
Dias da semana do tempo pascal  – Ofício da tarde
Domingo da ascensão do Senhor – Ofício de vigília
Domingo da ascensão do Senhor – Ofício da manhã
Domingo da ascensão do senhor – Ofício da tarde
Novena de Pentecostes – Ofício da manhã
Novena de Pentecostes – Ofício da tarde
Domingo de pentecostes – Ofício de vigília
Domingo de pentecostes – Ofício da manhã
Domingo de pentecostes – Ofício da tarde
Mariana, 26 de janeiro de 2013Comissão Arquidiocesana de Liturgia / Gráfica e Editora Dom Viçoso

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Estamos organizando um aplicativo de celular com os roteiros diários do ODC. A arquidiocese poderia nos ceder os roteiros deste volume em arquivo? Att. Daniel Carvalho
    carvalho_danyel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia🙏 me chamo Luciene tô fazendo como penitência o ofício Divino das comunidades e gostaria de saber se aos sábados e domingos não é rezado o ofício com execessa

    ResponderExcluir