Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

terça-feira, 3 de abril de 2012

Domingo de Ramos reúne milhares de fiéis em Mariana


Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
Dia Mundial da Juventude
Nas celebrações da Semana Santa, refletindo sobre o mistério redentor do Filho de Deus, as paróquias Nossa Senhora da Assunção e do Sagrado Coração de Jesus em Mariana têm procurado viver com intensidade este tempo favorável oferecido pela Liturgia para a renovação de um compromisso com a Igreja e com a vida humana.
Iniciamos, neste domingo, a Semana Santa recordando a entrada de Cristo em Jerusalém para realizar a entrega de sua vida, pela morte de cruz, em fidelidade ao projeto do Pai. No início da celebração, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha disse: “Celebrando com fé a memória dessa entrada, seguimos os passos de Jesus, renovando hoje nossa adesão ao seu projeto e, com nossos ramos nas mãos, o aclamamos, Senhor da Vida e da História”.
Em sua homilia, o arcebispo acentuou que “durante as cinco semanas da quaresma, nós nos reunimos nos grupos, estudamos e atuamos na Campanha da Fraternidade, cultivando a oração pessoal e comunitária, a prática da penitência e da solidariedade, e agora ouvindo a narrativa da Paixão segundo Marcos, queremos vivenciar o mistério pascal de Jesus que se realiza em nossa vida”.
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor é também o Dia Mundial da Juventude, por isso, os jovens nucleados nos diversos Grupos de Jovens e na Pastoral da Juventude se organizaram e conclamaram os jovens para participarem desta celebração. Representando a juventude da cidade, os jovens Leonardo Procópio e Luciene Paula Dias, dirigiram a palavra agradecendo ao arcebispo pelo zelo apostólico e apoio à causa da juventude e dizendo à juventude presente na praça. “Queridos amigos, ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ (Mt- 28,19). É o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. Mais que um encontro que reúne milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação”.
“Somos nós jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Somos convidados a assumirmos com amor a missão de sermos discípulos e a chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor. Ser discípulo é ser amigo do Senhor, é comunicar aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo. Essa é a missão que a nossa Igreja precisa levar adiante. Trouxemos conosco hoje a Cruz, representando um dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Relembrando, as palavras de Sua Santidade o Papa João Paulo II: ‘Devemos carregar a Cruz de Cristo como símbolo de amor pela a humanidade, e anunciar a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção’”.
Ao término da celebração, dirigindo-se aos jovens, disse dom Geraldo: “A Igreja quer estar junto dos jovens. Ela precisa e quer contar com o dinamismo, o vigor e a coragem da juventude. Mas, os jovens também precisam da Igreja, para ajudá-los no discernimento do rumo a seguir na vida e para apontar-lhes Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida”.
Pe. Luiz Cláudio Vieira
Logo abaixo, veja imagens que marcaram o início da Semana Santa na Arquidiocese de Mariana, na cidade de Mariana, durante missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Geraldo Lyrio Rocha, na Praça da Sé, Centro Histórico. A Celebração Eucarística realizada no início da noite desse domingo, 1º de abril, reuniu milhares de fiéis das paróquias Nossa Senhora da Assunção e Sagrado Coração de Jesus, visitantes que prestigiam as celebrações da Semana Santa nas histórias cidades de Minas Gerais, além de ter sido concelebrada pelos seus respectivos párocos.
Acompanhe a programação desta segunda-feira, dia 2:
06:00h – Oração do Oficio Divino na Catedral.
06:30h – Celebração Eucarística na Catedral e na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
19:00h – Celebração Eucarística na Catedral. Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos para a Igreja de N. Senhora do Rosário. Sermão do Pretório pelo Padre Luiz Antônio Reis Costa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário