Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Terça Feira Santa marcada pela procissão do Encontro em Mariana.


Um dos mais importantes momentos realizados ao longo da Semana Santa, senão o mais significativo de todos aqueles que antecedem os ritos do Tríduo Pascal, aconteceu na noite dessa terça-feira, 3, em Mariana. O encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos foi marcado pelo forte momento de fé, acompanhado por milhares de fiéis.
O ponto alto da noite, o encontro de Maria com seu filho Jesus rumo ao calvário, se deu, como tradicionalmente ocorre todos os anos, no histórico cenário da Praça Minas Gerais, no adro da igreja de Nossa Senhora do Carmo. O Sermão do Encontro, proferido pelo pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena, e vigário episcopal da Região Sul, padre Valter Magno de Carvalho, traduziu a paixão de Cristo e as dores de Maria à realidade vivenciada pela sociedade no mundo de hoje.
Tomando como base as reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade 2012, padre Valter relacionou as dores de Cristo com a cruz do sofrimento daqueles que encaram intermináveis filas nos postos de saúde espalhados por todo o país à espera de um atendimento. No entanto, segundo o vigário, atrás daquilo que ele chama de chagas, se encontra a salvação.
Para ele, tal momento vivido por muitos durante esta noite do encontro teria sua explicação na tradição da Igreja que se fundamenta no gesto da Mãe que não se curva diante de tantas injustiças cometidas contra seu Filho. Segundo o padre, o significado pleno deste encontro só faz sentido através do relacionamento entre os irmãos. “Somos criados para vivermos em sociedade, com os outros. Criados com o amor de Deus, pois vivemos para relacionarmos com as pessoas”, disse.
Se referindo a Conferência de Aparecida, padre Valter lembrou que naquela ocasião os bispos, então reunidos, apontaram o verdadeiro encontro com Cristo na Igreja e na comunidade eclesial. “Assuma e viva ativamente sua comunidade, agindo na fé com os ensinamentos de Jesus”.
Voltando sua reflexão para Maria, o sacerdote lembrou que, nesse momento, ela é a Senhora das Dores, mãe que entrega seu filho para a salvação. “Este é o encontro do amor. Tão forte que não temos palavras. Maria vê no rosto de seu filho o sofrimento daqueles que morrem nas filas dos hospitais sem atendimento digno de saúde”, comentou novamente fazendo referências ao tema da Campanha da Fraternidade (Fraternidade e Saúde Pública).
Após o encontro, as imagens percorreram as ladeiras do Centro Histórico de Mariana, sempre acompanhadas pelos fiéis, seguindo com a visitação dos passos da paixão, rumo à Praça da Sé, finalizando a procissão na Catedral Metropolitana.
A seguir, confira a programação das celebrações desta quarta-feira Santa:
Dia 04 de abril – Quarta-feira Santa
6 horas – Oração do Oficio Divino na Catedral.
6h30 – Celebração Eucarística na Catedral e na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
19 horas – Celebração Eucarística na Capela de N. Senhora da Boa Morte.
Em seguida, procissão de Nossa Senhora das Dores para a Catedral e Sermão da Soledade pelo Revmo. Monsenhor Celso Murilo dos Reis.
A seguir Oficio de Trevas.
19 horas – Via Sacra saindo da Igreja de Nossa Senhorado Rosário para a Comunidade de Santa Ifigênia.
19 horas – Via Sacra saindo da Igreja de Nossa Senhora Aparecida para a Comunidade Santa Clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário