Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mariana: Segunda-feira Santa reflete sobre a prisão de Jesus

                           
“Semana Santa, o que tem ela de Santa se ela não transforma a nossa vida”, se não nos faz mais Santos(as)?”, questionou o padre Luiz Antônio Reis Costa logo no início do seu sermão, realizado na noite desta segunda-feira, 2, na Catedral da Sé.
Mesmo diante do fenômeno da secularização, do alto investimento das empresas de turismo, com apelo ao lazer, para aproveitar o que chamam de ‘feriadão’, as celebrações da Semana Santa na cidade de Mariana, através do envolvimento e participação do povo de Deus, com a consciência de que este é um tempo altamente sagrado propício à oração, voltados para o Cristo que, morrendo e ressuscitando, nos convida morrer para o mal e ressurgir para a vida.
Nesta segunda-feira da Semana Santa os fiéis se reuniram para refletir sobre o julgamento do filho de Deus. A grandeza de Deus cedeu espaço para a pequenez humana, para ser por nós questionada, insultada e blasfemada. Jesus de Nazaré, Deus feito homem, se fez objeto da maldade da falsidade, dos interesses mesquinhos. Foi submetido à guarda do Pretório, levado perante Anás, Caifás e Pilatos.
“A liturgia da Igreja possui formas belíssimas para expressar a oração do Povo de Deus, principalmente no período da Quaresma e da Semana Santa. No decorrer da Quaresma encontramos um responsório do Ofício Divino que revela um aspecto fundamental do mistério da nossa salvação. Nele rezamos dizendo ‘o sangue de Jesus nos purifica e de todos os nossos erros nos liberta’. Diante dessa oração podemos nos perguntar: ‘Como o sangue de Jesus pode nos purificar e libertar? O que realmente significam tais palavras?’”, disse o padre.
A resposta, segundo padre Luiz, deve ser buscada na fonte de toda a oração da Igreja: a Palavra de Deus. “Ali aprendemos que sangue significa muito mais do que o líquido vital que corre em nossas veias. Sangue significa a vida, a vida doada por amor, a salvação. Desta forma, é a vida de Jesus que nos purifica e liberta (cf. 1Jo 1,9; Ap 12,10-11). Mas como se dá isso concretamente? Através do discipulado. Ou seja, na medida em que me converto em discípulo de Jesus e assumo a vida dele como a minha vida ocorre uma purificação e uma libertação na minha própria existência. Assumir a vida do Senhor como referência fundamental para a nossa vida e nos empenharmos em crescer na união com ele, é isso que nos liberta e salva”, comentou.
“A multidão reunida no pretório de Pilatos clamou sobre si o sangue de Jesus”, continuou sua reflexão. “’Que o sangue dele caia sobre nós e nossos filhos’ (Mt 27,25). Fizeram isso no sentido de assumirem a responsabilidade pela morte de Jesus, tido por eles como um falso messias. Nós hoje também clamamos sobre nós o sangue de Cristo, mas não o fazemos por revolta ou como rejeição ao Senhor. Clamamos sobre nós o sangue de Cristo e fazemos isso como uma oração e um compromisso. Queremos permanecer em sua Palavra, conformar nossas vidas à Vida dele e nos tornarmos cada vez mais seus discípulos”, disse finalizando sua reflexão.
Acompanhe a programação da Semana Santa na cidade de Mariana. Veja a programação desta terça-feira, 3:
Dia 03 de abril – Terça-feira Santa
06:00h – Oração do Oficio Divino na Catedral.
06:30h – Celebração Eucarística na Catedral e na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
19:00h – Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e na Capela de São Vicente. Procissão do Encontro com a visitação dos passos da paixão e tradicional canto dos motetos. Sermão do Encontro pelo Revmo. Pe. Valter Magno de Carvalho, na Praça Minas Gerais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário